Políticas, Normas e Regulamentos
As Políticas, Normas e Regulamentos Institucionais têm por objetivo garantir qualidade, segurança, transparência e ética na realização dos processos, bem como o cumprimento das legislações vigentes (federais, estaduais e municipais).
As Políticas Institucionais têm o objetivo de dar maior transparência à gestão e processos internos.
Os documentos (Políticas Institucionais) visam à qualidade, segurança, transparência e ética na realização dos processos nas unidades sob gestão da SPDM, bem como o cumprimento das legislações vigentes nos âmbitos Federais, Estaduais e Municipais.
As diretrizes básicas das Políticas da SPDM:
- Utilizar-se da cultura de sustentabilidade com o uso racional dos recursos financeiros;
- Estabelecer procedimentos coerentes ao negócio, legais e documentados;
- Fazer proveito da expertise técnica e administrativa no estabelecimento de padrões técnicos, administrativos e éticos, a fim de mitigar quaisquer riscos (controles internos);
- Estabelecer de forma correta, justa e com equidade as linhas de defesa e a segregação de função;
- Proceder com a salvaguarda dos documentos com integridade, seguindo as normas e prazos legais.
As Políticas Institucionais instituídas são:
- Administração de Pessoal
- Comitê Técnico de Qualificação de Fornecedores
- Compras
- Contratos
- Gestão de Estoque
- Meio Ambiente
- Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho
- Qualidade e Segurança do Paciente
- Tecnologia da Informação
- Gestão de Risco e
- Política de Doações
- Relacionamento com o Poder Público
- Canal de denúncias, apuração e medidas disciplinares
Políticas aprovadas pelo Conselho Administrativo da SPDM.
As Normas e Regulamentos Institucionais visam a estabelecer e disseminar diretrizes que norteiem as atuações e práticas dos profissionais da SPDM em unidades sob sua gestão, assim como as múltiplas formas de contato destes, seja no nível interno, nas interfaces multiprofissionais, seja no âmbito externo nos contratos com público de forma geral.
Os profissionais devem seguir a norma para a realização de suas práticas profissionais, entretanto não devem se limitar a elas, utilizando-se das diversas, respeitando sua hierarquia (legislações, códigos de conduta, políticas, regulamentos e manuais de operação).
Documentos Institucionais, documentos operacionais gerais e específicos de áreas e/ou serviços, órgãos profissionais, legislações vigentes e qualquer outro de cunho técnico e legal devem resguardar o processo operacional e decisório.
As Normas e Regulamentos Institucionais instituídos são:
- Norma de Administração de Pessoal
- Regulamento de Administração de Pessoal
- Norma do Comitê Técnico de Qualificação de Fornecedores
- Norma de Compras
- Regulamento de Compras
- Norma de Contratos
- Norma de Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho
- Norma de Qualidade e Segurança do Paciente
- Norma de Tecnologia da Informação e
- Norma de OPME